terça-feira, 21 de junho de 2011

Estágio na EJA (AD2, AP1 e AP2)

Plano de Aula 1


1. Ano de escolaridade: 1ª fase da EJA

2. Faixa etária: À partir de 14 anos

3. Objetivos: Levantar hipóteses sobre a escrita das palavras; Reconhecer as letras iniciais e finais das palavras; Identificar o nº de letras das palavras; reescrever as palavras

4. Conteúdos: Quantificação de letras e reescrita de palavras

5. Metodologia aplicada: Aula expositiva dialógica

6. Recursos utilizados: Cartaz com provérbios populares, folha de registro de atividade

7. Atividades desenvolvidas: decifração de provérbios populares mediante pistas; Composição coletiva dos provérbios populares

8. Atividade de avaliação: Registro escrito onde foram identificadas as primeiras e as últimas letras das palavras selecionadas, e reescrita das palavras

9. Bibliografia utilizada: A atividade é de autoria própria. As pesquisas feitas sobre os planos de aula foram realizadas no Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8293


Plano de Aula 2


1. Ano de escolaridade: 2ª fase de EJA

2. Faixa etária: à partir de 14 anos

3. Objetivos: Desenvolver a capacidade de atribuição de sentido ao texto; Identificar o nº de sílabas das palavras.

4. Conteúdos: Os significados dos provérbios populares e a divisão silábica das palavras.

5. Metodologia aplicada: Aula expositiva dialógica.

6. Recursos utilizados: Textos confeccionados em papel 40 quilos; Folha de exercício para registro escrito.

7.Atividades desenvolvidas: Interpretação de texto; separação em sílabas das palavras.

8. Atividade de avaliação: Exercício em folha de registro a fim de verificar a percepção dos alunos quanto ao nº de sílabas das palavras destacadas nos provérbios populares.

9. Bibliografia utilizada: A atividade de autoria própria, foi construída mediante pesquisa no Portal do Professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8293


Relatório de construção do Plano de Aula
Polo de Angra dos Reis

1. Justifique a escolha do tema e da metodologia apresentados nos planos de aula:


Introdução:


Os provérbios populares, fazendo parte dos saberes dos alunos da EJA oferece ao processo pedagógico, excelentes possibilidades para a ampliação dos conhecimentos do público alvo dessa modalidade de ensino. O plano de aula foi planejado à partir das freqüentes falas dos alunos dos provérbios populares A estratégia pedagógica visa aprofundar a análise dos alunos quanto aos significados dos provérbios populares, bem como auxiliá-los quanto à efetuação da separação em sílabas, das palavras que foram destacadas nos provérbios populares.


Desenvolvimento:

A atividade terá início com a citação de um provérbio popular. No diálogo com os alunos será pedido que os mesmos citem outros provérbios, estimulando-os quanto às suas respectivas interpretações. Após será proposto aos alunos que mediante algumas pistas (palavras chaves), os mesmos descubram os provérbios popular que lhes serão apresentados. Quando decifrarem os provérbios, os alunos farão a interpretação oral dos mesmos. Em seguida os algumas palavras nos provérbios serão destacadas as quais deverão ser separadas em sílabas pelos alunos numa folha de registro escrito.


Conclusão:

A execução da atividade deverá ser realizada de forma conjunta e participativa dos alunos promovendo assim a interação dos alunos com os seus pares. Os alunos deverão ser estimulados quanto à capacidade de análise, levantando suas hipóteses com liberdade, num clima de alegria e descontração, o que certamente facilitará as aprendizagens dos alunos.
Auto Avaliação:

A percepção e a valorização do cotidiano dos alunos da EJA propiciou o desenvolvimento da estratégia pedagógica, que sendo significativa aos alunos, possibilita a promoção de um movimento de ampliação de saberes, o que equivale ao alcance dos objetivos do processo pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário