terça-feira, 21 de junho de 2011

meu pré-projeto de monografia

Planilha para o desenvolvimento do pré projeto de Mongrafia




Tema:

Alfabetização: o conto de fadas como mediador do processo de construção da leitura e da escrita.

Objetivos:

- Identificar o papel ativo exercido pelas crianças quando expostas à textos literários como os contos de fadas, antes mesmo da apropriação da leitura propriamente dita.
- Refletir acerca da mediação dos contos de fadas na fase inicial da leitura e da escrita das crianças.
Justificativa:

A dificuldade enfrentada pela escola em alfabetizar as crianças, torna necessária a adoção de perspectivas diversas que possam estabelecer o diálogo entre as crianças e o universo da leitura e da escrita. “Não se ensina ou não se aprende simplesmente a ler e a escrever, aprende-se uma forma de linguagem, uma forma de interação, uma atividade, um trabalho simbólico” (SMOLKA, 2008, p.60). A afirmação da autora propicia várias reflexões a respeito do processo de aquisição da leitura e da escrita e do quanto esse processo necessita ser percebido pela escola como algo dinâmico, do qual os sujeitos do aprendizado participam como construtores.
O êxito no processo de alfabetização ocorrerá se as aprendizagens promovidas pela escola possuírem significados para os educandos e caminharem lado a lado com os interesses próprios ao universo dos mesmos. Os aspectos pertinentes ao conto de fadas dentre os quais a fantasia, possuem estreita relação com o universo infantil, o que torna tal texto literário um precioso mediador do processo de construção da leitura e da escrita.
Esta pesquisa pretende evidenciar a importância da construção de um processo de alfabetização que estimule as crianças quanto à aprendizagem, apresentando o conto de fadas como uma excelente perspectiva a ser explorada pela escola.
Como referências utilizarei autores como: COELHO (1987), FERREIRO (1985), REGO (1990), SMOLKA (2008) e TEBEROSKY (1985).

Metodologia:

A metodologia do trabalho de pesquisa será exclusivamente a pesquisa bibliográfica. Tal procedimento de investigação explora o trabalho de autores que abordam o tema, visando com isso um aprofundamento do estudo para uma melhor compreensão dos aspectos teóricos que permeiam o assunto investigado.
De acordo com GIL (1994, p.71), “A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente”.
A pesquisa bibliográfica oferece ao trabalho do pesquisador, subsídios consistentes quanto ao assunto investigado gerando excelentes condições para que o mesmo organize e desenvolva seu trabalho com segurança. Desta forma, a pesquisa bibliográfica constitui-se uma metodologia de alta confiabilidade e capaz de promover a ampliação das concepções iniciais do pesquisador quanto ao tema investigado.

Cronograma:

De junho de 2011 à agosto de 2011: Levantamento prévio das bibliografias.
De setembro de 2011 à janeiro de 2012: Leitura crítica com os apontamentos necessários, das bibliografias.
De Fevereiro de 2012 à julho de 2012: Elaboração e conclusão final do trabalho de pesquisa.

Referências bibliográficas:

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.

FERREIRO, E. e TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.

REGO, L.L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo, FTD, 1990.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

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